Velocidade máxima – Carros e corridas

Apertar o cinto e pisar fundo. Em pistas que desafiam as habilidades de condução de qualquer piloto, ou jogador de videogame. Nesse estilo de jogo o objetivo é sempre o mesmo de qualquer esporte de alta velocidade: chegar em primeiro lugar. Nem que isso signifique andar na contra mão, desafiar a polícia, sair batendo nos adversários ou ligar um nitro.

Mesmo que o objetivo seja relativamente simples, os produtores sempre dão um jeito de incrementar as corridas, colocando objetivos ou rivais. Esse é o exemplo de uma das franquias de maior sucesso no rumo da velocidade. Need for Speed (Electronic Arts), que surge com um nome fortíssimo com o seu primeiro grande sucesso, o Undergroud. Se assemelhando as corridas de rua, o jogador compra o seu primeiro carro e vai o transformando em uma verdadeira máquina de corrida. Adicionando nitros e motores cada vez mais potentes, turbos e rodas de alto grau de fixação. Como se não bastasse um velocímetro que marcasse 200km/h, o jogador ainda tem a opção de adicionar neons e outros enfeites, customizando o carro de forma única.

O sucesso foi tanto que, embalado nas qualidades, outros jogos surgiram com essa mesma dinâmica. O Need for speed: most wanted vem com uma lista de rivais que devem ser derrotados para que o personagem principal (no caso, o próprio jogador. O curioso é que todas as telas de apresentação são vistas em primeira pessoa, dando a impressão de que o jogador está olhando pelos olhos do personagem) recupere a sua honra. Isso inclui desafiar a polícia, em fugas alucinantes e de muita emoção.




Para quem gosta de correr em pistas regulamentadas, saindo das ruas, a melhor escolha parece ser o Grand Turismo 5 (Polyphony Digital). Jogo de um nome muito forte, devido a sua incrível simulação de comportamento do veículo, tal como frenagem e aceleração. Nesse jogo, o jogador é obrigado inclusive a tirar a sua licença para poder correr, fazendo uma série de testes com o carro. As pistas são divididas em categorias, com circuitos que variam do nível amador até o nível profissional. Simplesmente sensacional para quem gosta de colocar um carro popular para correr em uma pista de alta velocidade.

E se melhor do que isso, o objetivo do jogador for completar as provas e ganhar os mundiais da Fórmula 1, o jogo F1 (Codemasters) resolve esse problema. Simulando a temporada de corridas do ano 2011, esse jogo vem com gráficos surpreendentes e ótima simulação dos carros de alta velocidade. Ganhar as provas e superar os obstáculos nunca foi tão emocionante quando se controla um legítimo carro da fórmula 1.
No mais, jogos de corrida sempre são uma boa escolha quando o desejo é fugir da realidade, pisando fundo e mostrando que de fato é importante ser o número 1. Seja na vida ou num jogo de videogame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *